Casas de luxo em Portugal: Procura de estrangeiros é agora 5,8 pontos percentuais (p.p.) inferior face aos primeiros três meses de 2023, altura em que o fim dos vistos gold foi anunciado pelo antigo Governo no âmbito do Mais Habitação, indica o idealista.
O investimento chinês captado através dos vistos 'gold' totaliza 433,7 milhões de euros entre 2020 e Julho deste ano, sendo que naquele mês foram concedidos oito vistos, de acordo com dados do SEF pedidos pela Lusa.
O investimento norte-americano captado pelo programa vistos 'gold' aumentou 35% no semestre, para 82,1 milhões de euros, enquanto o chinês caiu 1%, para 50,1 milhões de euros, segundo dados pedidos pela Lusa ao SEF.
O investimento captado pelo programa vistos 'gold' subiu 27,5% no primeiro semestre, em termos homólogos, para 403 milhões de euros, de acordo com contas feitas pela Lusa com base nos dados do SEF.
A proposta do Governo para acabar com novas autorizações de residência para investimento em habitação foi aprovada, na Assembleia da República, com os votos favoráveis de PS, BE e PCP.
Os governos dos Açores e da Madeira defendem a continuidade dos vistos ‘gold’ nas duas regiões mesmo que entre em vigor a proposta do Governo da República para o continente.
O investimento captado pelo programa vistos 'gold' mais que duplicou em Março, em termos homólogos, para 78,4 milhões de euros, e subiu 42% no trimestre.
Para a Athena Advisers não é expectável uma quebra no mercado imobiliário lisboeta depois do anuncio feito por António Costa do fim do programa dos Vistos Gold.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que, no âmbito de medidas para combater a especulação imobiliária, o Governo vai deixar de conceder vistos ‘gold’.
O investimento captado através dos vistos 'gold' em 2022 ascendeu a 654,2 milhões de euros, um aumento de 41,9% face ao ano anterior, de acordo com a Lusa com base nos dados do SEF.